O projeto liderado pela Mary Kay do Brasil em parceria com a Associação Fala Mulher é um exemplo inspirador de como é possível promover o bem-estar das mulheres em situação de violência doméstica. O Instituto Mary Kay concentra seus esforços no combate a esse grave problema social, com um foco especial no estado de São Paulo.

A Associação Fala Mulher, uma organização sem fins lucrativos, desempenha um papel crucial no enfrentamento da violência doméstica. Além disso, a Associação se dedica à promoção da independência financeira das mulheres e à disseminação de informações sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres. Suas atividades abrangem também a defesa e garantia dos direitos humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A parceria estabelecida com a Associação Fala Mulher demonstra o compromisso da Mary Kay em auxiliar as mulheres que enfrentam a violência doméstica de forma efetiva. Os recursos financeiros fornecidos pela Mary Kay são destinados a três tipos de serviços essenciais oferecidos em sete unidades localizadas no estado de São Paulo.

A Casa Abrigo oferece um ambiente de acolhimento temporário, provendo moradia, alimentação, transporte, assistência social, apoio psicológico e atividades socioeducativas para mulheres e seus filhos em situação de risco devido à violência doméstica. O Centro de Defesa e Convivência da Mulher oferece suporte psicossocial, orientações e encaminhamento jurídico, promovendo atividades socioeducativas e incentivando o empreendedorismo feminino. Já o Núcleo de Proteção Jurídico, Social e Apoio Psicológico garante atendimento especializado para famílias em situação de ameaça ou violação de direitos.

Esses serviços são essenciais para oferecer um ambiente seguro e acolhedor, permitindo que as vítimas se restabeleçam e se libertem do ciclo de violência. Os resultados positivos são evidentes, como os depoimentos emocionantes de mulheres que encontraram apoio e transformação por meio da Associação Fala Mulher.

Além dos recursos financeiros, a Mary Kay contribui de maneira prática ao criar o “Cantinho da Informática” e o “Cantinho da Beleza” nas casas abrigo e nos CDCM. Esses espaços oferecem oportunidades de aprendizado e autoestima, demonstrando um compromisso genuíno em promover a independência e o bem-estar das mulheres.

O Instituto Mary Kay também mobiliza seus colaboradores e participa ativamente de eventos para arrecadar fundos, reforçando sua parceria contínua com a Associação Fala Mulher. O reconhecimento como empresa madrinha é um testemunho do compromisso duradouro da Mary Kay em combater a violência doméstica e apoiar as mulheres em busca de uma vida livre e digna. Este projeto serve como um exemplo brilhante de como empresas podem fazer a diferença na vida das pessoas e na sociedade como um todo.

“O Prêmio ABEVD que o Instituto Mary Kay recebeu pelas suas ações ao combate contra a violência doméstica em parceria com a Associação Fala Mulher é um reconhecimento incrível, não só pela relevância do prêmio e da ABEVD, mas pela valorização do trabalho constante e incansável pelo fim desse mal que infelizmente ainda impacta as mulheres no Brasil em pleno 2023!” comenta Eduardo Vilhena, diretor de Relações Governamentais da Mary Kay do Brasil e responsável pelo Instituto Mary Kay.