O projeto iniciado entre o final de 2021 e o início de 2022 pela Mary Kay em parceria com a Agência Gauge (Grupo Stefanini) visou uma profunda revisão do processo de recrutamento e integração de novas consultoras, em um contexto pós-pandêmico. Os resultados dessa análise revelaram uma série de desafios a serem enfrentados, como a complexidade do processo de integração para as novas consultoras, a percepção das recrutadoras de que a campanha promocional direcionada para as novas consultoras era de difícil compreensão, o receio de potenciais novas consultoras em ingressar na Mary Kay devido à percepção de que o negócio era complexo.

A correlação entre a duração da atividade de uma consultora e seu senso de pertencimento e a importância de iniciar o negócio e realizar pedidos com a Mary Kay desde cedo para manter a ativação ao longo do tempo também foram pontos considerados.

Além disso, foi observado um impacto significativo da pandemia nos indicadores relacionados às novas consultoras, como redução no volume de pedidos e na atividade nos primeiros meses.

Em resposta a esses desafios, foi concebida a Jornada da Nova Consultora 2023, com o intuito de simplificar o processo de integração e apoiar a manutenção da atividade das Consultoras por um período mais prolongado, reduzindo a taxa de desistência.

A execução do projeto envolveu diversos pontos de intervenção, incluindo melhorias nos kits de início, aprimoramentos na comunicação e educação, e uma revisão completa das promoções exclusivas para novas consultoras. Destaca-se a estratégia inovadora de lançar uma jornada promocional com pedidos sugeridos para as novas consultoras, cujos resultados foram tão positivos em 2022 que foi planejado o lançamento de uma jornada de seis meses com descontos exclusivos para esse público em 2023.

Os resultados obtidos foram extremamente satisfatórios em todos os KPIs relacionados à nova consultora. Houve um crescimento de 11% no índice de iniciação, aumento de 14% na atividade no mês de início em comparação a 2019, e um notável crescimento de 28% na atividade no 6º mês. Além disso, a taxa de terminação de consultoras foi a melhor dos últimos quatro anos, e o tamanho do pedido também registrou um aumento significativo.

A estratégia de simplificação, especialmente com relação aos pedidos sugeridos em seis meses, demonstrou ser altamente eficaz, sendo elogiada tanto pelas recrutadoras quanto pelas líderes da Força de Vendas Independente. O projeto, em suma, teve um impacto positivo e transformador nos resultados e na experiência das novas consultoras na Mary Kay.