A Comunidade surgiu como uma inovadora iniciativa de Social Learning, visando aproveitar o vasto conhecimento e a ampla rede da Natura para promover a aprendizagem coletiva e atrair e envolver mais consultoras de beleza. Apesar de a Natura já dispor de um extenso portfólio de conteúdos de capacitação, as consultoras se aprimoram em um ecossistema de aprendizado onde a empresa é apenas uma das fontes.

O projeto tinha como meta ampliar a capacitação de pessoas que nunca tinham sido treinadas pela Natura, produzir conteúdos ágeis que atendessem às necessidades da rede em tempo real e oferecer uma gama mais ampla de temas de capacitação, aproveitando a experiência prática das consultoras de beleza que enfrentam desafios diários.

A execução do projeto envolveu a transição de um sistema de capacitação tradicional, que centralizava todos os conteúdos em uma única plataforma compartilhada com outras ferramentas do negócio. Essa transição permitiu a criação de um modelo aberto, horizontal e descentralizado, facilitando o acesso ao ambiente de treinamento e agilizando a comunicação sobre os conteúdos disponíveis, graças aos próprios Learning Content Creators.

Além disso, foi um desafio adaptar o modelo para a Venda Direta, já que o formato mais comum de comunidade se concentra na troca de informações entre clientes, muitas vezes substituindo o tradicional SAC. No entanto, a satisfação da rede com o projeto e os resultados alcançados demonstram que esse modelo pode ser adotado com sucesso por outras empresas do setor.

A criatividade e a originalidade do projeto ficaram evidentes ao criar um espaço para canalizar o conhecimento da rede, gerando organicamente produtores de conteúdo. Esses produtores não apenas compartilham seus conhecimentos, mas também aprendem, inspiram outras consultoras a fazer o mesmo e desenvolvem habilidades de escrita e autoconfiança.

Os resultados são impressionantes: a Comunidade conta atualmente com 46 mil membros, e o número de Learning Content Creators cresceu em incríveis 1000%. Foram criados 1.500 conteúdos educacionais, e o engajamento da comunidade atingiu 65%, medido através de leituras, curtidas, comentários e compartilhamentos. Esses números refletem o sucesso e a eficácia do projeto, demonstrando o impacto positivo que teve na capacitação e no envolvimento das consultoras de beleza.

“O Prêmio ABEVD é uma distinção que valorizamos profundamente, pois destaca o compromisso incansável de Natura e Avon com a inovação e a capacitação da sua rede, além de reforçar nosso modelo de negócios como um potente impulsionador de geração de renda, empoderamento feminino e prosperidade. Ser premiado nas categorias de Treinamento & Capacitação e Inovação é um testemunho do nosso esforço em fortalecer as relações e impulsionar o impacto positivo por meio da Venda Direta. Estamos honrados por esse reconhecimento e comprometidos em continuar aprimorando nossas práticas para elevar a experiência das nossas consultoras e clientes.”, comenta Agenor Leão, vice-presidente de Negócios Natura e Avon e Brasil.