Você se lembra como era o setor de vendas diretas há cinco anos? Em 2016 a Data Science Academy (DAS) fez um relatório de tendências para o segmento. É interessante comparar onde estava o setor de venda direta cinco anos atrás, como forma entender as tendências para 2021, a aceleração da mudança que estamos vivenciando e o que as organizações de venda direta estão fazendo para manter o mercado competitivo. Confira!

1. Futuro das compras
Em 2016, a venda direta foi posicionada para aprimorar a experiência de compra presencial e converter novos clientes por meio de experiências pessoais. Para apoiar essa estratégia, o DSA relatou que 68% dos americanos relataram que não gostavam de fazer compras on-line, porque não podiam ver, tocar ou experimentar o que estavam comprando. As empresas de venda direta se propuseram a fomentar essa necessidade do mercado por alto contato e intimidade. Nos últimos cinco anos, vimos uma mudança radical no comportamento do consumidor, impulsionada por uma série de fatores e aceleradas em resposta à crise pandêmica de 2020, que restringiu o varejo e as interações pessoais. A necessidade crescente de transações on-line forçou a experiência de venda direta on-line e acelerou o uso de ferramentas digitais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e links para pagamento.

2. Tendências da força de trabalho
No mesmo relatório, a discussão de 2016 ainda girava em torno dos baby boomers (pessoas nascidas entre os anos de 1945 e 1964). A DSA relatou que, com maior interesse em segundas carreiras criativas, as empresas de venda direta poderiam atrair o crescente segmento de boomers com propostas exclusivas que se encaixam em seu estilo de vida pós-aposentadoria: 74% das pessoas dessa geração relatou que queriam poder trabalhar quando quisessem, depois de se aposentar. Os empreendedores mais jovens eram uma população secundária. Embora tenha sido observado que as empresas de venda direta precisavam atrair uma força de trabalho mais jovem e idealista, alavancando valores como forma de atração e de retenção, era uma tendência futura. Em 2021, o foco da venda direta está diretamente no recrutamento de empreendedores millenials (pessoas nascidas entre 1980 e 1995) e em capturar o valor de longevidade dos clientes dessa geração.

3. Futuro dos Pagamentos
Houve pelo menos cinco tendências de pagamento notáveis em 2016, que continuou até 2020, e serão aceleradas em 2021. Entre 2015 e 2016, surgiram as tecnologias disruptivas das fintechs, que se tornaram populares e competiram diretamente com o setor de serviços financeiros tradicionais. Houve um número surpreendente de lançamentos e anúncios de carteiras móveis para competir com a Apple Pay (Android Pay, Samsung Pay, Walmart Pay, Chase Pay, LG Pay etc.) e um interesse contínuo em tecnologias de blockchain, como o Bitcoin. A indústria viu uma maior adoção de sistemas de ponto de venda que aceitam pagamentos móveis, mais programas de fidelidade vinculados e extensões naturais em compras no aplicativo e transações ponto a ponto. Isso posicionou os pagamentos digitais e móveis para a rápida taxa de adoção observada até 2020. De cordo com o Relatório de Pagamentos Globais do Worldpay FIS 2020, as transações de carteira digital/móvel serão mais de 52% de todas as transações globais em 2023.
Essa tendência se acelerará no setor de venda direta em 2021. Fazer e receber pagamentos rapidamente agora é um requisito do mercado. A frequência de pagamento também é uma tendência de aceleração, que mantém os empreendedores engajados e motivados para expandir seus negócios e, por sua vez, aumentar os negócios da organização de venda direta. Esse também é um requisito global e países em todo o mundo lançaram programas importantes para permitir que esses pagamentos em tempo real, pagamentos imediatos e pagamentos instantâneos atendam à demanda.

4. Design de plataforma digital e otimização de dados
Nos últimos cinco anos, as empresas têm se concentrado no estabelecimento de canais digitais consistentes na internet. As interfaces de programas de aplicativos (APIs) de código aberto plug and play foram projetadas para desempenhar um papel significativo, como parte das ofertas de serviços bancários e de programas. As APIs continuarão a desempenhar um papel significativo em 2021 e nos próximos anos. As empresas continuarão a criar um produto mais rico e mais dinâmico por meio de suas plataformas integradas. Assim, os consumidores continuarão a ganhar em 2021, recebendo informações mais significativas, com base em dados, insights e análises, que são fornecidas por meio de suas interações e integrações de dispositivos. Desta forma, as empresas de venda direta acompanham as exigências do consumidor e do mercado e serão ainda mais capazes de atender às necessidades de seus consumidores e afiliados em um mercado em rápida e constante mudança.

Fonte: Direct Selling News