Entenda como fidelizar e atrair clientes por meio da aproximação e do relacionamento

O processo de fidelização de clientes exige muito mais do que bons preços, empatia e boas condições de venda, ao contrário, envolve a conquista de confiança, esforço e investimento em relacionamento.

Utilizado como uma ferramenta que facilita a relação entre vendedor e consumidores, o follow-up é um contato feito para identificar necessidades e opiniões após uma venda. Da mesma forma, também é essencial para que o vendedor possa entender os motivos de uma recusa e para divulgar novidades e ações promocionais.

A atividade é simples, mas merece uma atenção especial para que cumpra com seu objetivo principal e impulsione as vendas. Confira as dicas:

Tenha sensibilidade
É fundamental haver um motivo para a ligação, caso contrário, o cliente pode se incomodar com o “assédio do vendedor”, ou seja, é preciso um contexto que justifique o contato.

Se o follow-up for realizado com o objetivo de acompanhar um cliente pós-venda para verificar sua satisfação, por exemplo, dê um prazo de dois a três dias, assim, você permite que ele teste o produto e formule uma opinião a respeito do produto adquirido. Caso contrário, se o objetivo é acompanhar uma recusa, o contato deve ser feito periodicamente.

Entenda o momento do seu cliente

Quando o vendedor tem em mente onde seus clientes se encontram dentro do fluxograma de vendas (se são consumidores em potencial, pessoas com conhecimento e familiaridade com os serviços oferecidos ou clientes fiéis), ele pode direcionar a abordagem do follow-up com objetivos e metas distintos. É importante que o contato seja realizado para acompanhar o progresso e identificar as necessidades do cliente.

Saiba o que falar e quando falar

É importante definir previamente um planejamento para a realização de follow-up. Assim, é possível elaborar um “script” para auxiliar o contato e estabelecer objetivos e público-alvo das ligações.

Ofereça novidades

Entre em contato com clientes que tenham mostrado interesse e, acima de tudo, com aqueles que apresentaram algum tido de resistência ou recusa pelos seus produtos ou serviços. Para isso, é fundamental apresentar os seus serviços, passar informações importantes sobre os seus produtos e oferecer novidades, como possíveis descontos e promoções.

Fonte: ProspectaInc