Pesquisa aponta fatores que serão determinantes para o setor até 2025
Inovar é o caminho para as marcas de beleza continuarem a se destacar nos negócios. Essa é a recomendação de uma pesquisa realizada pelo departamento de Beleza e Cuidados Pessoais, da Mintel, agência de inteligência de mercado. Além disso, os dados apontam as quatro tendências principais para a próximas décadas.
Até 2025, espera-se que a integração entre os métodos tradicionais de vendas e os dispositivos tecnológicos desenvolva novos modelos de negócio, envolvendo questões econômicas e socioambientais. Além do consumo consciente e do desafio de crescer no mercado de beleza, as grandes marcas terão que atentar para os seguintes fatores:
O humano aumentado
Cada vez mais, os consumidores têm optado por marcas de beleza que oferecem, além de seus produtos tradicionais, dispositivos eletrônicos que ajudem os usuários a monitorar a saúde e o bem-estar.
Os padrões de qualidade e nível de exigência dos clientes têm mudado e, inevitavelmente, as organizações vão ter que investir em tecnologia e centros de estudos. Por isso, o desenvolvimento de produtos em realidade aumentada será cada vez mais comum nos próximos anos.
Água: o novo luxo
Para limitar a dependência de água, as marcas de beleza terão que alterar o modo como fabricam e formulam seus produtos. Diante da inviabilidade de manter os padrões de consumo adotados hoje, as empresas que desenvolverem ações que evitam o desperdício e contribuem para a preservação do recurso natural irão se destacar. Dessa forma, esses novos produtos vão se tornar diferenciais de mercado, com uma nova proposta que prioriza a qualidade, a exclusividade e a sustentabilidade.
O poder do jogo
Em geral, os consumidores buscam melhorar a saúde e o bem-estar. Por isso, as marcas precisam mostrar como seus produtos podem ajudar no desempenho e no vigor de seus clientes. Mais do que criar produtos que combatem a fadiga, é preciso promover a parceria com empresas de alimento, bebida e lazer para criar variantes de produtos que promovam um estilo de vida saudável.
Aproveitar as oportunidades e a potencialidade do mercado é, inclusive, uma das principais tendências para a próxima década.
Gastronomia
Com o passar dos anos será comum observar que, cada vez mais, os produtos de beleza sairão das sombras dos laboratórios e ganharão os balcões das cozinhas dos consumidores. Essa tendência é impulsionada por um desejo dos consumidores de se sentirem no controle dos produtos que usam.
Pensando nisso, as marcas terão que mudar o foco de suas atividades e realçar os processos artesanais de produção. Além disso, é importante envolver os consumidores nas etapas de criação, garantindo, assim, que os produtos de beleza e cuidados pessoais sejam mais pessoais e atraentes.
Fonte: Mintel