Especialista ressalta a importância de adequar o perfil dos colaboradores às práticas de venda

Para ressaltar a importância dos profissionais no mercado de vendas, comemora-se no dia 1 de outubro, o Dia do Vendedor. À frente das atividades diárias, eles representam a organização nas relações com o cliente e interferem, diretamente, em seus resultados.

Pensando nisso, Marcelo Cherto, membro da Academia Brasileira de Marketing, listou quatro perfis de vendedores encontrados no mercado, ressaltando a importância de adequar as qualidades dos colaboradores às atividades da organização, a fim de obter sucesso.

Facilmente encontrado, o tipo amigão é caloroso e está sempre tentando se conectar com seus clientes. Esses vendedores, no entanto, raramente tomam iniciativa de venda, eles esperam que o consumidor demonstre interesse, perdendo, assim, muitas oportunidades.

O vendedor lógico, por sua vez, tem uma abordagem totalmente racional, trata-se de um especialista naquilo que vende. Perfil ideal apenas quando lida com compradores racionais, ou seja, está limitado ao bom atendimento das necessidades dos clientes que conhece.

Entre os dois perfis citados anteriormente, encontra-se o consultor, que conhece profundamente o que vende e, de forma adequada, consegue compreender as necessidades do cliente, estabelecer uma relação de confiança e propor soluções.

Outro perfil encontrado no mercado, com práticas pouco profissionais, é o manipulador, que tende a não se preocupar com as necessidades do cliente e, consequentemente, com as da organização. Apesar de garantir o resultado a curto prazo, ele não proporciona uma experiência enriquecedora para quem consome.

Fonte: Exame