Relacionamento com revendedores é o primeiro passo para o sucesso da venda direta

 

A venda direta é um caminho atraente para estabelecer um negócio bem-sucedido, pela presença de um elo que as prateleiras não possuem: os revendedores. São eles os responsáveis por apresentar as melhores funcionalidades de um produto e expor os diferenciais em relação aos concorrentes. Essa apresentação, somada ao fator humano – alguém para responder todas as dúvidas de forma imediata (alguém que possivelmente já pertence ao círculo de conhecidos do cliente e possivelmente já desfruta da confiança dele), faz desse modelo uma excelente oportunidade de negócio.

 

Então, sendo o revendedor o ponto-chave para conseguir atingir esse nível de proximidade com o público, ele é o primeiro desafio para as empresas. E por que não dizer, o primeiro cliente? Ele é o primeiro indivíduo a ter contato com os produtos, e o primeiro que precisa ser convencido de que este é um bom negócio. O revendedor precisa provar por ele mesmo a qualidade dos produtos que vai trabalhar, dominar as informações mais importantes sobre o manuseio e, também, conhecer técnicas de abordagem e relacionamento para aumentar as chances de concretizar a venda.

 

Assim, o investimento em treinamento e capacitação dos revendedores é perfeitamente justificado e viável, e encerra a primeira parte da “conquista”. Mas ainda existe uma parte que não pode ser esquecida: os revendedores precisam acreditar na marca. É preciso conquistá-los e envolvê-los com esse universo, e proporcionar experiências que os levem a ter orgulho de trabalhar com essa empresa. Esse laço será transmitido de forma natural, e é um diferencial para conquistar a fidelidade dos consumidores.

 

Além de incluir novas pessoas no mercado de trabalho e oferecer à elas chances de construção de carreira, o mercado de vendas diretas está com as portas abertas para qualquer pessoa que estiver interessada. Se o “primeiro cliente” for conquistado, a empresa terá segurança em confiar sua marca para ser levada adiante, através de revendedores comprometidos e satisfeitos com seu próprio trabalho.