Acompanhamento constante e uma boa infraestrutura podem garantir melhores resultados para varejistas nesta que se tornou uma das principais datas comerciais do ano.

A Black Friday fez com que o ano do varejo ganhasse um mês “extra”, de acordo com o sócio-diretor da web.art group, Edmilson Maleski. Para o especialista em e-commerce, o potencial da data, que na verdade envolve quatro dias, corresponde praticamente ao volume de vendas de um mês inteiro.

“Na sexta-feira, 1 hora de vendas equivale a dois dias. É imprescindível um acompanhamento hora a hora por parte dos lojistas para que possam agir rápido, tanto com relação aos produtos com maior saída, quanto para aqueles que não estão saindo. Garantir o estoque para esta ocasião é muito importante, principalmente para quem trabalha com mais de um canal.

Tudo que o cliente quer é aproveitar a data para comprar os produtos que deseja. Para não comprometer o relacionamento com os consumidores e criar uma boa experiência, é necessário se certificar que é possível entregar os produtos sem atrasos”, explica Maleski.

Este ano, o evento conta, ainda, com mais um fator para fomentar as vendas. A Copa do Mundo terá iniciado uma semana antes e o Brasil estreia na competição na véspera da Black Friday, que este ano ocorrerá em 25 de novembro. Desta forma, há grande expectativa em uma saída maior de artigos esportivos e televisores, visto que 86% de brasileiros pretendem acompanhar o mundial presencialmente ou pela TV, segundo pesquisa realizada pelo Google.

Falando em números, a web.art group tem como expectativa aumentar sua receita em 50%, na comparação com o evento do ano passado. Para atender a demanda da ocasião, a empresa tem uma adequação de infraestrutura e escalas com turnos específicos, sendo o primeiro time responsável por fazer a virada já na madrugada de sexta-feira.

Comércio preparado desde junho

De acordo com o sócio-diretor, 80% dos clientes da empresa aderem à promoção. Os preparativos dos varejistas on-line já iniciam na virada do primeiro para o segundo semestre, com a definição de itens que serão comercializados. Posteriormente, começa a estratégia de comunicação, transporte e meios de pagamento.

Porém, há uma boa notícia para quem não se organizou com antecedência: ainda dá tempo de se planejar, de acordo com Edmilson Maleski. “O principal é olhar para o estoque para ver o que tem condições de oferecer, em quais produtos é possível condicionar descontos. O lojista tem que entender que esta é uma data para buscar giro e margem”, complementa o especialista.

Confira algumas dicas para se destacar no e-commerce:

– Não trabalhar só com desconto, mas cashback próprio para utilizar na próxima compra. Além disso, oferecer promoções reais, pois o consumidor já aprendeu a comparar e descontos baixos são pouco atrativos;

– Garantir seu estoque, fazendo uma reserva de segurança, e acompanhar os resultados de hora em hora para que seja possível contornar possíveis conflitos;

– Envelopar o e-commerce com uma comunicação clara com descontos, indicando as faixas de valores para os produtos. A maioria opta por selos discretos. Quanto mais direta a comunicação, maior a chance de sucesso;

– Criar oportunidade de relacionamento com a marca, oferecendo mais de um item em uma mesma compra.

Fonte: SEGS