O que é Venda Direta

A Venda Direta é um sistema de comercialização de produtos e serviços por meio do relacionamento entre empreendedores independentes e seus clientes, fora de um estabelecimento comercial fixo.

E o setor que começou como venda porta a porta mudou e se adaptou. Hoje é Social Selling, grande parte da divulgação e vendas é feita pelas mídias sociais, whatsapp, aplicativos e sites.

O Brasil ocupa a 6ª colocação no mercado global de venda direta.

Segundo a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil ocupa a 6ª colocação no mercado global de venda direta, atrás apenas dos Estados Unidos, da China, da Coreia do Sul, da Alemanha e do Japão. Em 2019, o setor movimentou R$ 45 bilhões, por meio de 4 milhões de empreendedores ativos no país. Em termos mundiais, o volume de negócios gira em torno de U$ 193,00 (bilhões) por ano, com a participação de mais de 118,4 milhões de empreendedores independentes.

Os números revelam que este modelo é bastante consagrado no Brasil. A grande maioria das pessoas já recebeu em sua casa ou no seu trabalho revendedoras de empresas que oferecem, por exemplo, itens de saúde e beleza, perfumes, alimentos, roupas e acessórios, utensílios domésticos, livros, telefonia, internet e TV por assinatura. Praticamente, qualquer produto ou serviço pode ser comercializado por venda direta.

O Sucesso está nos relacionamentos

Em uma época de forte concorrência comercial, em que o sucesso de um negócio está diretamente ligado à satisfação plena dos consumidores, o modelo de venda direta se diferencia do varejo tradicional ao fomentar o contato pessoal e criar uma relação comercial humanizada.

Na maioria das vezes, o revendedor inclui entre os principais clientes seus amigos, familiares e colegas de trabalho, ou seja, pessoas da sua própria comunidade, o que aumenta a confiança nas marcas e a fidelização dos compradores.

Hoje em dia, o relacionamento pode ser pessoal ou virtual, com uso das mídias sociais e WhatsApp. A introdução da tecnologia na venda direta permitiu que os relacionamentos e as vendas se expandissem, ampliando a rede de relacionamentos do empreendedor, quebrando barreiras de localização e sem mais se limitar ao contato e relacionamento pessoal.

Todos ganham com a Venda Direta

A venda direta é uma ótima oportunidade de trabalho para quem quer construir uma carreira profissional como empreendedor, com horários flexíveis e autonomia de decisões, ou ainda para quem busca apenas uma renda extra no seu orçamento.

Para os consumidores, a venda direta é vantajosa, já que possibilita o acesso a uma enorme quantidade e variedade de produtos e serviços de qualidade, com preços mais acessíveis, atendimento personalizado e a conveniência de não precisarem se deslocar a um estabelecimento comercial.

Modalidades de Venda Direta

Na venda direta, os produtos e serviços são oferecidos pelos revendedores aos potenciais clientes de diversas formas. As principais são:

Horários flexíveis, autonomia e várias formas de vender.

Porta a porta (door to door): modalidade mais tradicional. Nela, a revendedora vai à casa ou ao local de trabalho do cliente para demonstrar as características dos produtos ou serviços oferecidos, bem como apresentar seus benefícios e tirar todas as dúvidas no mesmo instante. As vendas podem ser concretizadas logo após a demonstração ou posteriormente.

Catálogo: o revendedor deixa um catálogo de produtos e seus respectivos preços com os potenciais clientes, seja em seu local de trabalho ou em sua residência. A vantagem para o cliente é ter um tempo maior para analisar e selecionar os produtos ou serviços que mais lhe interessam e, assim, fazer o pedido diretamente ao revendedor. A estratégia do catálogo é bastante utilizada quando os produtos já são bem conhecidos pelos consumidores.

Evento social (party plan): o revendedor promove uma demonstração na casa de um consumidor em potencial, que recebe amigos e familiares. Podem ser feitas apresentações também em locais de trabalho. A vantagem desta modalidade é apresentar o produto ou o serviço a mais de uma pessoa por vez e sanar as dúvidas de todos ao mesmo tempo. Além disso, fortalece o vínculo do revendedor com a sua comunidade de atuação.

Internet/Redes Sociais: esta é a modalidade que mais cresce nos últimos anos e tem permitido a empreendedores de venda direta atingirem um número maior de clientes em potencial. Por meio das principais redes sociais, sites ou aplicativos é possível enviar catálogos eletrônicos, apresentar vídeos sobre os produtos e serviços, tirar dúvidas, compartilhar experiências de outros consumidores, e selar o negócio sem perder o conceito de relacionamento pessoal entre revendedor e comprador.

Vantagens ao comprar por venda direta

Você pode comprar produtos ou serviços comercializados por empresas associadas à ABEVD com toda tranquilidade e segurança. Isso porque, ao fazer parte da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, a organização se compromete em cumprir o Código de Defesa do Consumidor e um rigoroso Código de Ética, que protege os direitos de seus clientes e assegura uma relação comercial confiável.

São diversas as vantagens de comprar por venda direta em todas as suas formas: porta a porta, catálogo, evento social, ou internet. Veja algumas delas:

Preços mais competitivos em relação ao varejo tradicional. Com menos intermediários na cadeia comercial, os produtos e serviços tendem a ter seus custos reduzidos e se tornam mais acessíveis aos consumidores;

Grande parte das empresas do setor de venda direta investe em tecnologia e criatividade para também oferecer produtos e serviços diferentes dos vendidos no varejo tradicional.

Nas modalidades de venda direta, seja em sistema mononível ou marketing de rede, a prioridade do revendedor é manter uma relação próxima e de confiança com seus clientes, que muitas vezes fazem parte do seu círculo pessoal de relacionamentos. Para isso, as demonstrações têm o objetivo de entender as reais necessidades dos consumidores e esclarecer todas as suas dúvidas.

O consumidor moderno, com seu dia cheio de compromissos profissionais, pessoais e familiares, não pode mais perder tempo com deslocamentos, trânsito e busca por vaga de estacionamento na hora de fazer suas compras. No sistema de venda direta, é o revendedor ou revendedora que se desloca até o consumidor, seja em sua casa ou no seu local de trabalho. Ainda há a opção de usar a internet, via site, aplicativos ou redes sociais, sem perder a vantagem do contato pessoal.

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