O que é Venda Direta

Canal de vendas e de relacionamento, formado pela integração de marcas e empreendedores independentes, que atuam de forma ativa e fluída, tanto presencial quanto digitalmente, utilizando a conexão humana para potencializar a experiência do consumidor e do negócio como um todo.

O Brasil ocupa a 7ª colocação no mercado global de venda direta.

Segundo a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil ocupa a 7ª colocação no mercado global de venda direta, atrás apenas dos Estados Unidos, da Coreia do Sul, da Alemanha, da China, do Japão e da Malásia. Em 2021, o setor movimentou bilhões, por meio de 4 milhões de empreendedores ativos no país. Em termos mundiais, o volume de negócios gira em torno de U$ 187,00 (bilhões) por ano, com a participação de 128,2 milhões de empreendedores independentes em 2021.

Os números revelam que este modelo é bastante consagrado no Brasil. A grande maioria das pessoas já recebeu em sua casa ou no seu trabalho revendedoras de empresas que oferecem, por exemplo, itens de saúde e beleza, perfumes, alimentos, roupas e acessórios, utensílios domésticos, livros, telefonia, internet e TV por assinatura. Praticamente, qualquer produto ou serviço pode ser comercializado por venda direta.

O Sucesso está nos relacionamentos

Em uma época de forte concorrência comercial, em que o sucesso de um negócio está diretamente ligado à satisfação plena dos consumidores, o modelo de venda direta se diferencia do varejo tradicional ao fomentar o contato pessoal e criar uma relação comercial humanizada.

Na maioria das vezes, o revendedor inclui entre os principais clientes seus amigos, familiares e colegas de trabalho, ou seja, pessoas da sua própria comunidade, o que aumenta a confiança nas marcas e a fidelização dos compradores.

Hoje em dia, o relacionamento pode ser pessoal ou virtual, com uso das mídias sociais e WhatsApp. A introdução da tecnologia na venda direta permitiu que os relacionamentos e as vendas se expandissem, ampliando a rede de relacionamentos do empreendedor, quebrando barreiras de localização e sem mais se limitar ao contato e relacionamento pessoal.

Todos ganham com a Venda Direta

A venda direta é uma ótima oportunidade de trabalho para quem quer construir uma carreira profissional como empreendedor, com horários flexíveis e autonomia de decisões, ou ainda para quem busca apenas uma renda extra no seu orçamento.

Para os consumidores, a venda direta é vantajosa, já que possibilita o acesso a uma enorme quantidade e variedade de produtos e serviços de qualidade, com preços mais acessíveis, atendimento personalizado e a conveniência de não precisarem se deslocar a um estabelecimento comercial.

Modalidades de Venda Direta

Na venda direta, os produtos e serviços são oferecidos pelos empreendedores aos potenciais clientes de diversas formas. As principais são:

Horários flexíveis, autonomia e várias formas de vender.

Porta a Porta (Door to Door): Modalidade mais tradicional. Nela, a empreendedora vai à casa ou ao local de trabalho do cliente para demonstrar as características dos produtos ou serviços oferecidos, bem como apresentar seus benefícios e tirar todas as dúvidas no mesmo instante. As vendas podem ser concretizadas logo após a demonstração ou posteriormente.

Catálogo: O empreendedor deixa um catálogo de produtos e seus respectivos preços com os potenciais clientes, seja em seu local de trabalho ou em sua residência. A vantagem para o cliente é ter um tempo maior para analisar e selecionar os produtos ou serviços que mais lhe interessam e, assim, fazer o pedido diretamente ao empreendedor. A estratégia do catálogo é bastante utilizada quando os produtos já são bem conhecidos pelos consumidores.

Evento Social (Party Plan): O empreendedor promove uma demonstração na casa de um consumidor em potencial, que recebe amigos e familiares. Podem ser feitas apresentações também em locais de trabalho. A vantagem desta modalidade é apresentar o produto ou o serviço a mais de uma pessoa por vez e sanar as dúvidas de todos ao mesmo tempo. Além disso, fortalece o vínculo do empreendedor com a sua comunidade de atuação.

Social Selling/Redes Sociais: Esta é a modalidade que mais cresce nos últimos anos e tem permitido a empreendedores de venda direta atingirem um número maior de clientes em potencial. Por meio das principais redes sociais, sites ou aplicativos é possível enviar catálogos eletrônicos, apresentar vídeos sobre os produtos e serviços, tirar dúvidas, compartilhar experiências de outros consumidores, e selar o negócio sem perder o conceito de relacionamento pessoal entre revendedor e comprador.

Vantagens ao comprar por venda direta

Você pode comprar produtos ou serviços comercializados por empresas associadas à ABEVD com toda tranquilidade e segurança. Isso porque, ao fazer parte da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, a organização se compromete em cumprir o Código de Defesa do Consumidor e um rigoroso Código de Ética, que protege os direitos de seus clientes e assegura uma relação comercial confiável.

São diversas as vantagens de comprar por venda direta em todas as suas formas: porta a porta, catálogo, evento social, ou internet. Veja algumas delas:

Preços mais competitivos em relação ao varejo tradicional. Com menos intermediários na cadeia comercial, os produtos e serviços tendem a ter seus custos reduzidos e se tornam mais acessíveis aos consumidores;

Grande parte das empresas do setor de venda direta investe em tecnologia e criatividade para também oferecer produtos e serviços diferentes dos vendidos no varejo tradicional.

Nas modalidades de venda direta, seja em sistema mononível ou marketing de rede, a prioridade do revendedor é manter uma relação próxima e de confiança com seus clientes, que muitas vezes fazem parte do seu círculo pessoal de relacionamentos. Para isso, as demonstrações têm o objetivo de entender as reais necessidades dos consumidores e esclarecer todas as suas dúvidas.

O consumidor moderno, com seu dia cheio de compromissos profissionais, pessoais e familiares, não pode mais perder tempo com deslocamentos, trânsito e busca por vaga de estacionamento na hora de fazer suas compras. No sistema de venda direta, é o revendedor ou revendedora que se desloca até o consumidor, seja em sua casa ou no seu local de trabalho. Ainda há a opção de usar a internet, via site, aplicativos ou redes sociais, sem perder a vantagem do contato pessoal.

Vantagens da atividade comercial

Se você pensa em ter seu negócio por conta própria e se tornar um empreendedor independente, listamos abaixo algumas vantagens deste modelo de negócios para te ajudar com a sua decisão.

Todos são iguais. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se tornar um empreendedor independente das vendas diretas. E o melhor: os ganhos são decorrentes exclusivamente de sua decisão e dedicação.

Renda. Para quem quer se dedicar em tempo integral, é a oportunidade de conseguir uma renda que evolui conforme os lucros obtidos com as vendas de produtos ou serviços, além de acessar programas de incentivos e prêmios que variam de empresa a empresa. Se a ideia é conciliar com outras atividades, ser um empreendedor independente possibilita ter um dinheiro a mais no seu orçamento para cobrir possíveis despesas inesperadas ou ainda fazer novos planos, como uma viagem, ou um curso.

Flexibilidade de horário. Decida quanto tempo por dia ou por semana quer se dedicar. Assim, você tem liberdade para conciliar com outras atividades profissionais, familiares, de saúde, bem-estar e até de lazer, por que não?

Seja seu próprio chefe. Planeje suas próprias metas e tenha total controle de como e quando atingi-las. Escolha seus clientes e as melhores estratégias de venda para cada perfil.

Baixo investimento. Você precisa investir muito pouco ou às vezes nada para começar a atividade comercial.

Desenvolvimento pessoal. Grande parte das empresas associadas à ABEVD oferecem treinamento de vendas, dão dicas de marketing e de como administrar seus negócios para que você alcance seus objetivos.

Relacionamento. Empreender com vendas diretas é uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas, se socializar, criar novos relacionamentos comerciais e fazer novas amizades.

Fácil de sair. Não há penalidades ou multas rescisórias por deixar o mercado.
Nossas associadas recompram, inclusive, os produtos do seu estoque que estejam acompanhadas com a nota fiscal e em condições de serem comercializados.