Empreendedores independentes do setor da Venda Direta assistiram a uma orientação financeira feita pelo consultor e analista de negócios sênior do Sebrae, Claudinei Braga

A primeira ação da parceria entre a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aconteceu nesta terça-feira (24/05) e foi um sucesso de público. Com cerca de 200 inscrições, os participantes assistiram a uma aula sobre orientação financeira.

O professor formado em administração, economia e MBA em Estratégia de Vendas, Claudinei Braga, apresentou aos empreendedores um cronograma completo aos empreendedores, com a importância de realizar planejamento financeiro pessoal e empresarial, pró labore e planos de ação e, também, como colocar em prática esses ensinamentos.

Uma das dicas essenciais para alavancar o empreendimento de Venda Direta foi separar os ganhos e gastos pessoais com o valor que investe na compra de produtos e ganha com a revenda deles, por exemplo. “Quando não há essa separação, pode ocorrer uma falsa impressão de lucro, podendo levar, na verdade, ao prejuízo”, explica Claudinei.

No planejamento empresarial, Claudinei destacou que é importante a imaginação de três cenários futuros diferentes: muito positivo, negativo e próximo da realidade, sendo possível se preparar para o que vier, além de esboçar um Demonstrativo de Resultado (DRE).

A presidente executiva da ABEVD, Adriana Colloca expressou o contentamento da realização dessa parceria e Claudinei pontuou que essa ação é a primeira de muitas. Além da aula, os primeiros inscritos receberam orientações financeiras personalizadas para aplicar em seu empreendimento de Venda Direta.