Especialista explica o conceito e dá dicas para implementação da estratégia para seu negócio
As redes sociais já viraram sinônimo de internet para muita gente. Elas estão tão presentes no dia a dia do brasileiro que estão sendo usadas pelas empresas como forma de se aproximar do cliente, personalizar a compra e criar conteúdo viral.
Segundo o relatório Social Trends 2022 da Hootsuite, 53,2% dos jovens preferem usar as mídias sociais para pesquisar marcas. Os consumidores estão cada vez mais atentos aos conteúdos produzidos pelas empresas para criar uma experiência de compra mais inovadora e diferenciada. De forma direta, isso acaba melhorando os resultados de um negócio.
O primeiro conceito que precisa ser considerado por empresas de qualquer tamanho ― mas especialmente as pequenas ―, é o do social commerce. Trata-se da estratégia de utilização das redes sociais como canal de venda para alcançar novos clientes. E essa é uma estratégia que ainda falta para muitos empreendedores pequenos.
“Essa tendência parece estar crescendo e cada vez mais vai ser uma aposta para as empresas. De acordo com o Statista, as previsões de mercado indicam que o volume global deste tipo de vendas rondará os US$ 2,9 trilhões até 2026”, explica Beatriz Millani, especialista em marketing da Eshopper, ferramenta comparativa de mercado, que analisa a jornada de compra online.
O que o social commerce traz de diferente?
É importante observar que o grande diferencial desse canal de compra é a possibilidade de personalização da experiência e a facilidade com que os usuários finalizam uma compra. A grande sacada é investir em plataformas como Instagram, Twitter, Facebook, Pinterest e TikTok.
De acordo com estudo feito pelo site We Are Social em parceria com a Hootsuite, o brasileiro passa, em média, 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. Isso é um tempo médio alto consumindo conteúdos e anúncios, por isso, muitas marcas já perceberam a importância de estarem disputando alguns segundos desses consumidores.
“Pela possibilidade de segmentar os anúncios de acordo com seu público alvo, as empresas conseguem encontrar seus clientes que estão dispostos a comprar e também personalizar seus conteúdos de acordo com seu consumidor, priorizando sempre vídeos curtos e imagens de alta qualidade”, comenta Beatriz.
Dicas para você usar em seu negócio
O social commerce ganhou muita força durante a pandemia do Covid-19, pois os consumidores passaram a comprar mais online e a buscar mais comodidade com a experiência de compra.
A especialista Beatriz Millani separou algumas dicas para implementar essa estratégia na sua marca:
- Adapte o conteúdo para as redes sociais, tornando a navegação mais fácil e funcional;
- Crie conteúdos fáceis de ser compartilhados;
- Aproveite a exposição da marca para tornar o público fidelizado;
- Crie condições especiais de acordo com a sazonalidade;
- Divulgue eventos e descontos exclusivos para o público daquela rede;
- Utilize sempre métricas para acompanhar os resultados e adaptar de acordo com a necessidade do consumidor;
- Melhore a usabilidade de todos os canais para que o cliente tenha sempre uma experiência uniforme e positiva.
Fonte: Terra