*Por Alan Luce
Está em toda parte. A desinformação agora permeia quase todos os aspectos de nossas vidas. Notícias falsas, teorias de conspiração fantásticas e mentiras espalhadas pelas mídias sociais e personalidades da TV a cabo que aprenderam que podem ganhar muito dinheiro propagando todas as teorias da conspiração que funcionarão bem para seu público. Espalhar desinformação é muito mais lucrativo do que dizer a verdade com base em fatos prováveis e dados confiáveis.
Essa atmosfera tóxica deixa aqueles de nós procurando tomar decisões sobre nossas vidas e nossos negócios com base em fatos, verdade e razão em uma busca constante e desgastante por respostas.
Lidar com desinformação, seja espalhada por ignorância ou intenção de enganar não é novidade para aqueles de nós que passaram nossas carreiras em vendas diretas. Durante anos, os críticos de nossa indústria ofereceram opiniões mal informadas que expressam uma opinião negativa sobre a venda direta como uma oportunidade de renda. Muitas vezes, essas opiniões negativas são baseadas em dados incompletos combinados com anedotas individuais de ex-vendedores insatisfeitos que os propagadores da desinformação aplicam a toda a indústria.
Agora, antes de prosseguirmos, é importante notar que, em alguns casos, a crítica é plenamente justificada e apoiada em fatos. Como qualquer indústria, a venda direta teve sua parcela de maus atores que usam argumentos de recrutamento duvidosos e enganosos e outros tipos de práticas antiéticas que atraem atenção regulatória e merecem ser condenadas. Mas muitas vezes os críticos da indústria assumem que toda a indústria é culpada de perpetrar as mesmas más práticas.
O que não é, ou raramente é, reconhecido é que existem muitas, se não a maioria, empresas de vendas diretas que forneceram oportunidades de renda parcial e em tempo integral por décadas sem uma única mancha em seu histórico ou ação regulatória contra elas. Muitas dessas empresas vendem produtos que se tornaram marcas conhecidas com milhares de clientes fiéis. O fato inegável é que as empresas éticas que seguem as melhores práticas do setor superam em muito os maus atores, mas você quase nunca ouve falar disso dos críticos do setor.
Então, voltando a algumas das desinformações atuais e mais flagrantes que são espalhadas nas mídias sociais, são abordadas a seguir:
1. A venda direta está em declínio como modelo de negócios e tem queda na receita de vendas.
Os fatos simplesmente não suportam essa conclusão de forma alguma. Quase todas as empresas públicas de venda direta relataram vendas de dois dígitos e/ou crescimento de receita no primeiro trimestre de 2021. Da mesma forma, as empresas privadas de venda direta que são clientes da Strategic Choice Partners relataram que 2020 foi um ótimo ano para o crescimento das vendas e aumenta o número de pessoas que vendem seus produtos e serviços. A revisão anual da Direct Selling Association do desempenho do setor ainda não foi publicada para 2020, pois as informações ainda estão sendo compiladas, mas todas as primeiras indicações são de que 2020 foi um ano marcante para o setor.
A única conclusão possível baseada em fatos apoiados por dados confiáveis é que o modelo de venda direta está indo bem neste ambiente de mercado.
2. A venda direta está atrasada e não é adequada para competir na economia virtual de hoje.
Mais uma vez, os fatos dizem o contrário. Em grande parte, a venda direta teve um forte crescimento porque as empresas e suas forças de vendas foram capazes de migrar rapidamente para o uso de plataformas virtuais em vez da tradicional apresentação de vendas face a face. As empresas rapidamente passaram a fornecer catálogos on-line, vídeos de demonstração de produtos e sistemas de processamento de pedidos que poderiam ser usados tanto em smartphones quanto em computadores de mesa e tablets. A indústria usou sua flexibilidade e desenvoltura para fornecer a seus vendedores todas as ferramentas para conduzir com sucesso suas vendas de produtos e serviços on-line e as forças de vendas responderam crescendo em número e produtividade.
3. A venda direta não pode competir com a infinidade de novas oportunidades de renda gig.
É verdade que as muitas novas oportunidades de trabalho criam uma categoria grande e crescente de concorrentes para que as pessoas representem e vendam nossos produtos e serviços. Mas, como os fatos sobre o crescimento da indústria provam, até agora os vendedores diretos estão competindo com bastante sucesso. Aqui estão apenas algumas das coisas que as empresas estão fazendo para melhorar a competitividade de sua oportunidade de renda de meio período:
- As empresas vêm reduzindo o custo de adesão ao negócio e tornando o processo de inscrição muito mais fácil e capaz de ser concluído de forma rápida e fácil on-line a partir de smartphones.
- As empresas estão mudando rapidamente a publicação de informações de negócios necessárias para serem entregues em smartphones para garantir que as informações necessárias sejam publicadas com rapidez e precisão.
- Muitas empresas empreenderam projetos para alterar os planos de compensação para tornar o varejo de meio período mais lucrativo do que poderia ter sido no passado.
- A maioria das empresas está revisando todo o seu sistema de vendas com o objetivo de tornar seus programas de marketing e vendas mais centrados no cliente e focados nas vendas no varejo.
Além do que as empresas estão fazendo, os vendedores existentes e potenciais candidatos à venda direta descobriram que vender online, em vez de usar as técnicas tradicionais de cara
a cara, é realmente mais lucrativo do que o antigo sistema. Como vendedores on-line, eles não precisam cobrir as despesas do carro, perder tempo para ir e voltar de um compromisso e outras despesas, como creche, se uma mãe solteira estiver envolvida no negócio de venda direta. Acontece que os dólares ganhos pelo tempo gasto são realmente maiores como vendedores online. E, ser um vendedor online de uma empresa de venda direta é mais seguro do que o negócio tradicional. O fato de não precisarem sair da segurança de sua casa é uma razão importante para as mães solteiras escolherem a venda direta em vez de outras oportunidades de shows.
Estes são apenas três tipos de desinformação circulando no reino da mídia social. Cada uma dessas falsas alegações pode ser facilmente desmascarada simplesmente olhando para os fatos e dados reais. Mas para realmente combater o absurdo da desinformação, os vendedores diretos devem se engajar desafiando essas falsas alegações com os fatos e a verdade. Precisamos de executivos seniores para falar sobre a verdadeira história do nosso modelo de venda direta. Nenhuma pessoa responsável alegará que a venda direta é perfeita como é. Sempre haverá lugares onde podemos melhorar e teremos que mudar para atender às tendências de mercado em evolução. Mas a verdade está principalmente do nosso lado. A venda direta tem uma boa história para contar. Precisamos que todos no negócio ajudem a contar essa história on-line e em outros formatos de comunicação.
*Alan Luce foi co-fundador e diretor administrativo da Strategic Choice Partners (SCP), uma empresa de consultoria que fornece suporte e serviços estratégicos para ajudar as empresas de vendas diretas de hoje a prosperar. Também foi membro do Hall da Fama do DSA dos EUA e do Círculo de Honra do DSEF. Ele atuou em cargos executivos na Tupperware, PartyLite, DK Family Learning etc.