Setor congrega, aproximadamente, 4,5 milhões de revendedores diretos

O estudo de dimensionamento do mercado de venda direta, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), mostra que o setor atingiu R$ 41,66 bilhõesem volume de negócios em 2014 – crescimento de 0,2% em relação ao ano anterior – entre empresas associadas e não associadas à ABEVD. Ainda segundo o estudo, o número de revendedores diretos – profissionais autônomos atuantes – segue estável com, aproximadamente, 4,5 milhões de pessoas.

De acordo com a pesquisa Consumer Insights, da Kantar Worldpanel, em 2014, observou-se uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro que optou por compras planejadas e de abastecimento como alternativa de maximizar seu gasto total.

Comparando os resultados ao longo do intervalo de 2010 a 2014, o setor de vendas diretas apresentou um crescimento constante de 6,8% (CARG) e um acumulado de 30%.

imagem abevd

Metodologia: Desde 2013, a ABEVD utiliza uma nova metodologia para o dimensionamento do mercado. Além do painel imputado pelas empresas associadas, considera dados setoriais e balanços de não associadas, estimativas da consultoria SD&W e outras fontes como Bacen e IBGE.

Diante desse cenário, a ABEVD aposta na diversificação para impulsionar o setor e torná-lo cada vez mais atrativo para pessoas com perfil empreendedor. “A perspectiva para desenvolver o segmento e expandir o volume de negócios em 2015 é atrair cada vez mais pessoas que queiram empreender na venda direta e incentivar que empresas de diferentes categorias adotem o modelo das vendas diretas”, afirma Roberta Kuruzu, diretora executiva da ABEVD. Além de cosméticos, que representam cerca de 90% das categorias de produtos comercializados por meio da venda direta, artigos de moda, produtos de nutrição, livros, produtos de limpeza, produtos para pet, pacotes de viagem e cursos online são alguns exemplos de categorias comercializadas pelas empresas associadas.

Sobre a ABEVD

A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1980 com o objetivo de promover a e desenvolver as Vendas Diretas no Brasil. Com mais de 65 empresas associadas dos mais diversos setores, a ABEVD busca essencialmente a prática da relação saudável entre consumidores e revendedores e o oferecimento de produtos de alta qualidade por um preço competitivo e alinhado com as necessidades dos clientes. A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.

Todas as suas ações são apoiadas nos Códigos de Ética das Vendas Diretas e que contém disposições relacionadas à conduta das empresas nos relacionamentos com os vendedores diretos, assim como no relacionamento entre as próprias empresas e consumidores e visam contribuir para a promoção da concorrência leal, respeitando a livre iniciativa e melhorar a percepção da sociedade sobre a Venda Direta como sendo uma oportunidade de trabalho e geração de renda.

Os Códigos de Ética da ABEVD estão alinhados com o Código de Ética mundial adotado pela WFDSA – World Federation of Direct Selling Associations, da qual é associada. Para mais informações acesse – www.staging7.abevd.org.br

Informações para a Imprensa

G&A Comunicação Empresarial
Marcela Villa  – [email protected]  |   +55 (11) 3037-3214
Rogério Gama – [email protected] | +55 (11) 3037-3219