Perguntas Frequentes
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Qual é o posicionamento da ABEVD e de suas empresas associadas quanto às promessas de ganhos fáceis?
Nós estimulamos os revendedores a apresentarem o negócio de maneira profissional e responsável. Quando constatados abusos e, de acordo com os critérios adotados pelas empresas e pelo Código de Ética da venda direta, os revendedores podem sofrer medidas disciplinares e, até mesmo, a exclusão da rede.
Ao ser cadastrada ao grupo de um revendedor, esta pessoa ganha apoio, orientação e treinamento constantes. Além disso, algumas empresas têm como política não permitir que o interessado se cadastre diretamente com elas.
Não há leis específicas no Brasil que regulamentem o modelo comercial de vendas em redes, mas há o Código de Ética da ABEVD, que segue o modelo mundial adotado pela WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations), cujo cumprimento requer um nível de comportamento ético que excede requerimentos legais nacionais. As empresas associadas à ABEVD comprometem-se a cumprir e a difundir seus códigos de ética e conduta.
São inúmeras as diferenças entre os dois modelos, dentre as quais se destacam:
Venda direta | Pirâmide |
• Vende produtos e serviços | • Não vende nada ou mascaram a inexistência de produtos ou serviços cobrando por eles valores muito acima daqueles praticados no mercado |
• Ganho proporcional ao esforço | • O primeiro a entrar é o que mais ganha |
• Continuidade (e hereditariedade) | • Não há continuidade |
• Gera e recolhe impostos | • Nem sempre há pagamento de impostos e emissão de notas fiscais |
• Tem garantia de devolução ou de desistência do negócio | • Nem sempre há garantia de devolução ou possibilidade de desistir do negócio |
• Forte investimento em treinamento | • Foco no desconhecido e apenas no enriquecimento rápido e fácil (não há treinamento) |
• São associadas à ABEVD e à WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations) e cumprem o Código de
• Ética |
• Esquema ilegais que não cumprem o Código de Ética de associações do setor |
• Presente em mais de 100 países | • Podem ser enquadrados em crimes como estelionato, crime contra a economia popular, evasão de divisas entre outros |
No esquema piramidal os produtos e serviços não têm valor comercial e muitas vezes, nem existem. Normalmente, os participantes são remunerados somente pela indicação de outros indivíduos ao esquema, sem precisar vender nada.
Nesse esquema, o recrutamento é estimulado ao máximo, com a promessa de dinheiro fácil e rápido, mas quem ganha realmente são os primeiros que entraram no negócio, independentemente do esforço realizado. Por isso, é considerado ilícito.
Não. O marketing multinível oferece a mesma oportunidade a todos os revendedores para desenvolver seu negócio. Os ganhos são proporcionais ao esforço de cada um, pois variam de acordo com o volume de vendas pessoais e o desenvolvimento da rede.
Os revendedores com perfil mais empreendedor, mais engajados e com mais tempo de dedicação ao negócio podem ter ganhos maiores do que aqueles que participam há mais tempo.
Não. Os ganhos não se dão de maneira fácil, já que o revendedor que faz parte de uma rede de marketing multinível precisará construir seu negócio da mesma maneira que um empresário do varejo tradicional. Ou seja, deverá vender produtos e/ou serviços diretamente a seus clientes, indicar novos revendedores, capacitar sua equipe e gerir seu negócio.
Nos dois modelos existe a oportunidade de ganho ao revender produtos para os consumidores finais e, também, o benefício de adquirir produtos para consumo pessoal com desconto.
A vantagem do multinível é a possibilidade de se construir uma organização de vendas e receber uma porcentagem pelas vendas realizadas pelos revendedores indicados, além de bônus e royalties sobre a venda de produtos e/ou serviços.
Os dois modelos mais utilizados para vendas diretas são o mononível e o multinível.
No sistema mononível o revendedor compra da empresa e revende ao cliente, obtendo lucros da margem de revenda.
Já no modelo multinível, também conhecido como Marketing de Rede, além da margem de revenda, o revendedor também indica pessoas que podem, por sua vez, indicar outras e assim, sucessivamente, formando uma organização de vendas. O revendedor ganha uma porcentagem nas vendas realizadas por todas as pessoas indicadas por ele, direta ou indiretamente.
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