Perguntas Frequentes
Escolha o tema relativo a sua dúvida, e veja se sua pergunta já foi respondida. Se ainda tiver dúvidas acesse a página sobre o que é Venda Direta e seus Conceitos e Normas.
A Venda Direta é um sistema de comercialização de produtos e serviços por meio do relacionamento entre empreendedores independentes (revendedores, consultores, distribuidores, agentes, entre outros) e seus clientes, fora de um estabelecimento comercial fixo.
Qual é o posicionamento da ABEVD e de suas empresas associadas quanto às promessas de ganhos fáceis?
Nós estimulamos os empreendedores a apresentarem o negócio de maneira profissional e responsável. Quando constatados abusos, de acordo com os critérios adotados pelas empresas e pelo Código de Ética da venda direta, os empreendedores podem sofrer medidas disciplinares e, até mesmo, a exclusão da rede.
Ao ser cadastrada ao grupo de um empreendedor, esta pessoa ganha apoio, orientação e treinamento constantes. Além disso, algumas empresas têm como política não permitir que o interessado se cadastre diretamente com elas em respeito aos demais empreendedores.
Não há leis especificas no Brasil que regulamentem o modelo mundial adotado pela WFDSA cujo cumprimento requer um nível de comportamento ético que excede requerimentos legais nacionais. As empresas associadas à ABEVD comprometem-se a cumprir e a difundir os referidos códigos de ética e conduta.
Não. Esquemas de pirâmides são ilegais e não devem ser permitidos em lugar nenhum.
Já as empresas de venda direta, associadas à ABEVD, seguem os mais elevados padrões éticos e cumprem com os Códigos de Ética da ABEVD. Além disso, dezenas de marcas mais vendidas no mundo utilizam o canal de venda direta.
São inúmeras as diferenças, dentre as quais se destacam:
Venda Direta | Pirâmide |
• Vende produtos e serviços; | • Nem sempre vende; |
• Ganho proporcional ao esforço; | • O primeiro a entrar é o que mais ganha; |
• Gera e recolhe impostos; | • Nem sempre há pagamento de impostos e emissão de notas fiscais; |
• Tem garantia de devolução ou de desistência do negócio; | • Nem sempre há garantia de devolução ou possibilidade de desistir do negócio; |
• Forte investimento em treinamento; | • Foco no desconhecido e apenas no enriquecimento rápido e fácil (não há treinamento); |
• São associadas à ABEVD e à WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations) e cumprem o Código de Ética; | • Esquema ilegais que não cumprem o Código de Ética da Associação; |
• Presente em mais de 100 países. | • Podem ser enquadrados em crimes como estelionato, crime contra a economia popular, evasão de divisas entre outros. |
No esquema piramidal os produtos e serviços não têm valor comercial e muitas vezes, nem existem. Normalmente, os participantes são remunerados somente pela indicação de outros indivíduos ao esquema, sem precisar vender nada.
Nesse esquema, o recrutamento é estimulado ao máximo, com a promessa de dinheiro fácil e rápido, mas quem ganha realmente são os primeiros que entraram no negócio, independentemente do esforço realizado, por isso, é considerado ilícito.
Não. O marketing multinível oferece a mesma oportunidade a todos os empreendedores para desenvolver seu negócio.
Os ganhos são proporcionais ao esforço de cada um, pois variam de acordo com o volume de vendas pessoais e o desenvolvimento da rede.
Os empreendedores com perfil mais engajados e com mais tempo de dedicação ao negócio podem ter ganhos maiores do que aqueles que participam há mais tempo.
Não. Os ganhos não se dão de maneira fácil, já que o empreendedor que faz parte de uma rede de marketing multinível precisará construir seu negócio da mesma maneira que um empresário do varejo tradicional. Ou seja, deverá vender produtos e/ou serviços diretamente a seus clientes, indicar novos empreendedores, capacitar sua equipe e gerir seu negócio.
Nos dois modelos existe a oportunidade de ganho ao revender produtos para os consumidores finais e, também, o benefício de adquirir produtos para consumo pessoal com desconto.
Os dois modelos mais utilizados para vendas diretas são o mononível e o multinível.
No sistema mononível o empreendedor compra da empresa e revende ao cliente, obtendo lucros da margem de revenda.
Já no modelo multinível, também conhecido como marketing de rede, além da margem de revenda, o empreendedor também indica pessoas que podem, por sua vez, indicar outras e assim, sucessivamente, formando um grupo de vendas. O empreendedor ganha uma porcentagem nas vendas realizadas por todas as pessoas indicadas por ele, direta ou indiretamente.
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Para mais informações e dúvidas, consulte as regras dos Códigos de Ética da ABEVD.