Você é empreendedor independente? Saiba como aproveitar a Black Friday 2019 para alavancar o seu negócio!

14 de novembro de 2019

Confira as principais dicas para alavancar as vendas em um dos maiores eventos do comércio no mundo

A Black Friday, tradicional temporada de promoções e condições especiais em todo o comércio, se inicia no dia 29 de novembro e deve movimentar cerca de 13,5 bilhões de reais, segundo a consultoria GFK. A data já foi motivo de desconfiança por parte do consumidor brasileiro, termos como Black Fraude eram comumente utilizados para se referir à data. Porém, o último estudo divulgado pelo Google mostra que a imagem da data está mudando.

Os empreendedores independentes, ou seja, profissionais que trabalham por conta própria na revenda de produtos, também podem aproveitar essa oportunidade para impulsionar as vendas e ampliar sua rede de clientes.

Confira as dicas da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) para se preparar para essa data.

1- Entenda seus clientes

Segundo o estudo do Google, aspectos como confiança e experiência são avaliados pela maior parte dos consumidores (51%), esses aspectos incluem o custo do frete, formas de pagamento e prazo de entrega. Fidelização também é muito relevante, sendo que dois terços dos consumidores fizeram compras em lojas nas quais já eram clientes

Ou seja, além de desconto, o cliente busca uma experiência positiva de compra. Ofereça diversas formas de pagamento e invista no atendimento de qualidade, essas táticas são essenciais para a fidelização do consumidor.

2- Planeje quais produtos estarão em oferta (de verdade)

Para iniciar o seu plano estratégico para a Black Friday 2019, selecione os produtos que receberão descontos ou condições especiais de pagamento. O empreendedor independente deve se atentar aos itens que possuem mais demanda, com base no estudo de público feito anteriormente, assim como na margem de lucro que pretende alcançar.

Invista, também, em pronta entrega. Lembrando sempre que a Black Friday é um período de compra de oportunidade e os consumidores podem estar mais propensos a comprar produtos que podem levar na hora.

3- Invista no Marketing Online e Off-line

Se você tem a pretensão que seus produtos alcancem muitos potenciais compradores, é necessário investir já em uma estratégia de marketing. As redes sociais são grandes aliadas para isso: fazer stories com a foto dos artigos em promoção, avisar os clientes pelo whatsapp, criar uma página no Facebook, são ferramentas que estão à mão da maioria dos empreendedores independentes.

Mas não se engane, o marketing off-line também é fundamental. Encontre as pessoas que já fazem parte da sua rede de clientes e converse pessoalmente sobre a Black Friday e os produtos que estarão em promoção. Esse é um passo importante para criar a expectativa em torno do evento.

4- Garanta um atendimento personalizado e eficaz

É importante que cada cliente se sinta único e possa realizar a compra por diversos meios, então capriche no atendimento, esteja sempre presente e disposto a tirar as dúvidas dos seus clientes e diversifique as formas de pagamento para se adaptar às necessidades do comprador.

De acordo com a consultoria Provokers, nessa Black Friday os consumidores estarão mais preocupados com conveniência do que preço, o que torna o atendimento personalizado ainda mais importante para conseguir vender.

Fonte: Assessoria de Imprensa